O guia Desinformação: uma das dimensões da violência de gênero foi elaborado pelo InternetLab em parceria com o Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), com publicação em março de 2025. A obra reúne reflexões e orientações práticas para enfrentar os impactos da desinformação como ferramenta de opressão, silenciamento e ataque a mulheres e pessoas de identidades de gênero dissidentes.
Destinado a defensoras de direitos, agentes públicos, comunicadores, vítimas e apoiadores, o material parte do reconhecimento de que a desinformação é mais do que um problema de informação — é uma tática de violência de gênero. A publicação aborda como conteúdos manipulados, distorcidos ou falsos têm sido usados para deslegitimar candidaturas, expor imagens íntimas, comprometer a saúde pública e difundir pânico moral, especialmente em contextos eleitorais e debates sobre direitos sexuais e reprodutivos.
Com abordagem interseccional e linguagem acessível, o guia percorre temas como deepfakes, violência política, ataques à aparência e à capacidade intelectual de mulheres públicas, desinformação sobre transição de gênero e práticas estéticas, além de oferecer ferramentas para identificar, reagir e denunciar situações de desinformação com recorte de gênero. A publicação também reúne orientações legais, canais de denúncia e medidas de apoio para vítimas diretas, configurando-se como um instrumento prático e estratégico no enfrentamento à violência de gênero no ambiente digital.
16 abr 2025
Desenvolvimento Social
Veja mais em Desenvolvimento SocialFortalecimento DemocráticoSegurança Pública
- O Papel da Sociedade Civil na Política Participativa do Governo Lula III...
O relatório lançado pela ABONG em parceria com a Fundaç...
16 abr, 2025 - As câmeras corporais na Polícia Militar do Estado de São Paulo...
O relatório analisa os efeitos da implementação e das m...
03 abr, 2025 - Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 – Agenda 227...
Este relatório apresenta a sistematização da campanha <...
03 abr, 2025