A pesquisa realizada pelo InternetLab com apoio do Luminate Group investigou como jovens latino-americanos de 16 a 24 anos se relacionam com influenciadores e conteúdos digitais nas redes sociais, especialmente no que tange à formação de opinião e percepções políticas. O estudo foi realizado com 350 jovens em cinco países (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México), incluindo questionários e grupos focais, além de entrevistas com influenciadores e especialistas do setor.
Objetivos principais:
- Mapear os influenciadores mais populares entre jovens da América Latina;
- Compreender como os jovens consomem e interagem com conteúdos de influenciadores;
- Investigar os critérios que levam os jovens a seguir ou deixar de seguir influenciadores;
- Analisar como os jovens percebem o uso das redes sociais por políticos.
Principais achados:
Os jovens expressam ambivalência sobre a carreira de influenciador: veem vantagens (autonomia, fama, ganhos) e riscos (hate, autoexploração, instabilidade).
TikTok é a rede social mais utilizada como fonte de informação, superando Google e YouTube para muitos jovens.
Instagram é a rede de maior uso diário no Brasil (96%), seguido por TikTok (87%) e YouTube (57%).
O ecossistema de influenciadores é altamente pulverizado e baseado em nichos.
A proximidade e autenticidade são características centrais valorizadas nos influenciadores, que frequentemente compartilham aspectos da vida cotidiana, utilizando humor e empreendedorismo como elementos de engajamento.
Há uma distinção entre influenciadores nativos-digitais, celebridades locais/globais e políticos-influenciadores, que adotam estratégias semelhantes para captar atenção, como lives, dancinhas e memes.
Políticos da direita populista, como Bolsonaro, Milei e Bukele, se destacam entre os jovens nas redes, muitas vezes impulsionados por algoritmos de recomendação.
A pandemia teve papel crucial na expansão dos influenciadores, oferecendo refúgio emocional, entretenimento e alternativas de renda a jovens em isolamento.
Influenciadores que “vieram de baixo” geram maior identificação com os seguidores, por compartilharem experiências sociais semelhantes.
24 abr 2025
Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Veja mais em Desenvolvimento Econômico e TrabalhoDesenvolvimento SocialFortalecimento Democrático
- Direito à Educação da População Negra e o Novo Plano Nacional de Educação (2024–2034)...
O documento apresenta a contribuição da UNEafro Brasil e...
30 abr, 2025 - Cartilha para Incorporação de Pautas Transversais nos PPAs Municipais – 2026–2029...
Elaborada com apoio da Câmara dos Deputados e da Fundaç...
30 abr, 2025 - Guia de Orientação para Comissões de Heteroidentificação Étnico-Racial...
O documento, elaborado pela Defensoria Pública da União ...
30 abr, 2025