Aprendizagem da educação básica: situação brasileira no pós-pandemia

O estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, elaborado pelo Todos Pela Educação, analisa os dados do Saeb entre 2003 e 2023 e revela que, apesar de sinais de recuperação após a crise sanitária da Covid-19, os níveis de aprendizagem ainda não voltaram aos patamares de 2019. Em 2023, apenas 55,1% dos alunos do 5º ano da rede pública apresentaram aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e 43,5% em Matemática — percentuais levemente inferiores aos de 2019. O cenário é ainda mais preocupante no 9º ano e no Ensino Médio, especialmente em Matemática, onde apenas 5,2% dos alunos atingiram nível adequado.

As desigualdades educacionais, já acentuadas antes da pandemia, persistem ou se aprofundaram. Alunos brancos e de maior nível socioeconômico seguem apresentando desempenho significativamente superior em relação a pretos, pardos, indígenas e estudantes dos 20% mais pobres. A distância entre redes pública e privada também continua expressiva. Mesmo entre estudantes do mesmo nível de renda, há diferença relevante por raça/cor, evidenciando a influência estrutural do racismo educacional.

No recorte territorial, poucos estados e grandes municípios conseguiram avançar na recomposição da aprendizagem — com destaque positivo para Goiânia e Vitória. A maioria das redes enfrenta estagnação ou retrocessos, sobretudo em Matemática. O estudo reforça a urgência de políticas educacionais que enfrentem as desigualdades de forma sistêmica e interseccional, com foco na recomposição das aprendizagens e na garantia do direito à educação de qualidade para todos.

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