Campanha “Candidato Parceiro do Pequeno Negócio” para as Eleições 2024

Com o objetivo de reforçar a importância do apoio aos pequenos negócios na política institucional, o SEBRAE lança a campanha “Candidato Parceiro do Pequeno Negócio” para as eleições municipais de 2024. A iniciativa busca mobilizar candidaturas a cargos eletivos acerca da relevância do empreendedorismo como motor da economia, destacando que os pequenos negócios são responsáveis por grande parte da geração de emprego e renda no Brasil.

A agenda é destinada às candidaturas às prefeituras e fornece propostas práticas a serem incorporadas tanto na campanha, para conquista do voto do eleitorado empreendedor, quanto ao plano de governo, a fim de trazer subsídios sólidos aos futuros gestores comprometidos com uma melhoria da qualidade de vida, maior empregabilidade, dignidade e oportunidade de desenvolvimento da população.

O documento afirma que valorizar o empreendedorismo e os pequenos negócios é um caminho essencial para que as políticas públicas municipais de desenvolvimento socioeconômico sejam efetivas e que de fato produzam transformações sociais. Desta forma, afirma-se a importância desse segmento para a economia, uma vez que 91% das empresas brasileiras são de pequenos negócios, sendo 20,9 milhões de empresas em todo país, na qual geram 8 em cada 10 empregos.

Dentre os destaques da campanha, o SEBRAE enfatiza a importância de parcerias entre o poder público e o setor privado para a construção de uma agenda positiva voltada para o fortalecimento do empreendedorismo. O documento reúne 12 propostas de campanha e plano de governo, desde a desburocratização, o acesso ao crédito, a educação empreendedora e o incentivo à inovação até o marketing territorial.

Além disso, promover campanhas de valorização de compras no comércio local, a fim de fomentar a circulação monetária do território, é uma das importantes diretrizes que a candidatura precisa considerar. Outro aspecto relevante é o incentivo e apoio mais efetivo para com a diversidade de gênero, raça e faixa etária, na qual ações de capacitação para que grupos sub-representados possam desenvolver seus negócios estão na centralidade da atuação do futuro parlamentar. Neste sentido, a candidatura deve se comprometer com a implementação de creches e escolas em tempo integral como importante ferramenta para isso, por exemplo. 

Não obstante, vale destacar a proposta de inclusão socioprodutiva, em que a prefeitura possa utilizar fundos municipais para custear projetos de geração de renda para pessoas e empreendedores em situação de vulnerabilidade socioeconômica, citando como exemplo a iniciativa de catadores de resíduos sólidos em apoio às prefeituras.

O documento completo da campanha pode ser acessado diretamente no portal do SEBRAE, o material é uma ferramenta estratégica tanto para candidaturas quanto para eleitores com interesse em compreender a relevância dos pequenos negócios para a economia brasileira. Para mais detalhes, acesse o folder digital da campanha clicando aqui.

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