Elaborada com apoio da Câmara dos Deputados e da Fundação Tide Setubal, a cartilha oferece orientações práticas para incorporar a perspectiva de gênero, raça e outras pautas transversais nos Planos Plurianuais (PPAs) municipais do ciclo 2026–2029.
Voltada a gestoras/es públicas/os e integrantes da sociedade civil, a publicação parte do conceito de orçamento sensível a pautas transversais, com foco na superação das desigualdades estruturais que afetam mulheres. Propõe seis estratégias principais: diagnóstico, definição de ações, etiquetagem orçamentária, gestão transversal, monitoramento e avaliação.
A cartilha também inova ao apresentar o uso de inteligência artificial como ferramenta de apoio à elaboração de políticas públicas mais inclusivas, com sugestões de prompts e exemplos aplicáveis à realidade municipal.
Além de conteúdos conceituais, traz experiências práticas de estados e municípios, modelos de ações e indicadores com recorte de gênero e raça, reforçando a importância da institucionalização, da governança compartilhada e da participação social no combate às desigualdades.
30 abr 2025
Desenvolvimento Social
Veja mais em Desenvolvimento SocialFortalecimento DemocráticoGestão Pública
- Direito à Educação da População Negra e o Novo Plano Nacional de Educação (2024–2034)...
O documento apresenta a contribuição da UNEafro Brasil e...
30 abr, 2025 - Guia de Orientação para Comissões de Heteroidentificação Étnico-Racial...
O documento, elaborado pela Defensoria Pública da União ...
30 abr, 2025 - Influenciadores, Jovens e Política na América Latina...
A pesquisa realizada pelo InternetLab com apoio do Luminate Group investigo...
24 abr, 2025