A quarta edição do relatório De Olho no Transporte (DOT 4), da Casa Fluminense, analisa os desafios da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, destacando a relação entre transporte público, emissões de gases de efeito estufa e justiça climática. O documento aponta o transporte rodoviário como o maior responsável pelas emissões no estado, contribuindo para a poluição do ar e agravando os efeitos das mudanças climáticas, como o aumento das ilhas de calor e o impacto na saúde pública.
O relatório propõe soluções para cidades mais justas e sustentáveis até 2030, incluindo a adoção de políticas de tarifa zero, a transição energética justa e o incentivo a biocombustíveis como alternativas ao uso de combustíveis fósseis. Além disso, defende a criação de um Sistema Único de Mobilidade (SUM), inspirado no SUS, para garantir transporte público acessível, sustentável e de qualidade, com financiamento compartilhado entre os governos federal, estadual e municipal.
A publicação destaca a importância de um modelo de financiamento transparente e sustentável, a necessidade de investimentos robustos na infraestrutura do transporte público e a implementação de políticas que promovam a redução das desigualdades sociais e ambientais.
25 fev 2025
Clima e Cidade Sustentável
Veja mais em Clima e Cidade SustentávelDesenvolvimento Social
- Influenciadores, Jovens e Política na América Latina...
A pesquisa realizada pelo InternetLab com apoio do Luminate Group investigo...
24 abr, 2025 - Se essa casa fosse minha? Eu mandava ela morar...
A cartilha Se essa casa fosse minha? Eu mandava ela morar, do Cent...
23 abr, 2025