O Edelman Trust Barometer 2025 revela que o Brasil enfrenta uma crise de confiança institucional agravada pelo ressentimento generalizado. A pesquisa indica que:
- Confiança em declínio: O Brasil registrou queda na confiança geral, passando de 53% para 51%. Empresas continuam sendo a instituição mais confiável (62%), enquanto o governo segue com os menores índices (39%).
- Ressentimento em ascensão: Mais de 60% dos brasileiros acreditam que empresas e governo atendem apenas a uma elite privilegiada, alimentando o sentimento de desigualdade.
- Preocupações com o futuro: A insegurança econômica e tecnológica cresce, com destaque para a automação e concorrência estrangeira como ameaças ao emprego.
- Desinformação e polarização: A população está cada vez mais cética em relação à mídia e às lideranças políticas e empresariais. O receio de que autoridades mintam deliberadamente aumentou 9 pontos percentuais desde 2021.
- Impacto do ressentimento: A crise de confiança influencia percepções sobre inteligência artificial, ética corporativa e a necessidade de ação empresarial para combater desigualdades.
- Recomendações: O estudo sugere que empresas e governos devem atuar juntos para enfrentar o ressentimento, promover crescimento econômico inclusivo e reconstruir a confiança por meio de transparência e responsabilidade social.
14 mar 2025
Fortalecimento Democrático
Veja mais em Fortalecimento DemocráticoGestão Pública
- Saúde sexual e reprodutiva: o que dizem as mulheres da Maré...
A pesquisa realizada pela Redes da Maré ...
24 mar, 2025 - Guia para Prevenção às Violências contra Meninas na Educação de Alagoas...
Serenas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas e ...
19 mar, 2025 - Panorama da Habitação de Interesse Social no Brasil...
A pesquisa "Panorama da Habitação de Interesse Social no Brasil", realiza...
19 mar, 2025