O Mapa de Argumentos Feministas é uma ferramenta política e pedagógica construída a partir dos “Diálogos por Justiça Reprodutiva”, realizados pelo SOS Corpo com movimentos feministas, sociais e pré-candidatas em Recife, em 2024. O documento parte da perspectiva da justiça reprodutiva, conceito formulado pelo feminismo negro, para articular a luta pelos direitos sexuais e reprodutivos com o enfrentamento das desigualdades de raça, gênero, classe e território.
Com foco nas eleições municipais de 2024, o material apresenta argumentos contra a criminalização do aborto e as investidas fundamentalistas que fragilizam direitos já conquistados. A publicação defende a legalização do aborto como pilar da democracia e aborda temas como maternidade como escolha, educação sexual, saúde pública, e políticas públicas como creches, moradia, trabalho digno, transporte e alimentação. Também relaciona a justiça reprodutiva com a vida cotidiana, apontando o papel dos municípios na garantia concreta desses direitos.
Além de posicionar-se contra projetos de lei como o PL 1904/2024, o mapa oferece um roteiro de enfrentamento às desigualdades, servindo de apoio a candidaturas feministas, antirracistas e comprometidas com o bem-viver. É uma contribuição para fortalecer o campo feminista na disputa institucional e nas lutas coletivas pela justiça social.
23 abr 2025
Desenvolvimento Social
Veja mais em Desenvolvimento Social
- Influenciadores, Jovens e Política na América Latina...
A pesquisa realizada pelo InternetLab com apoio do Luminate Group investigo...
24 abr, 2025 - Se essa casa fosse minha? Eu mandava ela morar...
A cartilha Se essa casa fosse minha? Eu mandava ela morar, do Cent...
23 abr, 2025 - O Papel da Sociedade Civil na Política Participativa do Governo Lula III...
O relatório lançado pela ABONG em parceria com a Fundaç...
16 abr, 2025