Quem faz a Comunicação de Causas no Brasil

O relatório, publicado pela rede Narrativas em novembro de 2024, apresenta os resultados da primeira pesquisa realizada com seus integrantes, composta por profissionais de comunicação voltados à garantia e ampliação de direitos no Brasil. A rede, criada em 2018, reúne mais de 600 membros que colaboram por meio de encontros, debates e ferramentas digitais.

A pesquisa envolveu 194 respondentes e mapeou perfis demográficos, profissionais e de atuação, além de identificar demandas, desafios e interesses. Os dados destacam que a maioria dos integrantes é formada por mulheres cisgêneras, brancas, residentes no Sudeste, com alta qualificação acadêmica e vasta experiência na área de comunicação de causas.

Os principais desafios incluem a falta de financiamento, precarização das condições de trabalho e a necessidade de maior integração entre equipes. Entre as causas mais populares estão educação, justiça climática, diversidade e equidade, e filantropia.

O relatório também reflete sobre como a rede pode fortalecer a diversidade e as alianças intermovimentos, atuando como uma referência no setor de comunicação de causas no Brasil.

Acesse o documento completo aqui.

Veja mais em